quarta-feira, 1 de abril de 2009

IV Campeonato Mundial de Fórmula-1 1953

REGRAS DE PONTUAÇÃO:
Pontos para os primeiros cinco colocados na seguinte ordem:

Vencedor: 8 pontos
2º: 6 pontos.
3º: 4 pontos
4º: 3 pontos.
5º: 2 pontos.

Quem fizesse a melhor volta da prova ganhava 1 ponto.

Contados os quatro melhores resultados de cada piloto.



18 de Janeiro - Gran Premio de Argentina (Grande Prêmio da Argentina)
Autódromo Óscar Alfredo Galvez - 97 voltas.

GRID DE LARGADA:

Pole Position: Alberto Ascari (ITA / Ferrari)
2º: Juan Manuel Fangio (ARG / Maserati)
3º: Luigi Villoresi (ITA / Ferrari)
4º: Giuseppe Farina (ITA / Ferrari)
5º: José Froilán González (ARG / Maserati)
6º: Mike Hawthorn (ING / Ferrari)
7º: Harry Schell (USA / Gordini)
8º: Robert Manzon (FRA / Gordini)
9º: Óscar Alfredo Gálvez (ARG / Maserati)
10º: Carlos Menditeguy (ARG / Gordini)
11º: Jean Behra (FRA / Gordini)
12º: Alan Brown (ING / Cooper-Bristol)
13º: Adolfo Schewelm Cruz (ARG / Cooper-Bristol)
14º: Pablo Birger (ARG /Simca-Gordini)
15º: Felice Bonetto (ITA / Maserati)
16º: John Barber (ING / Cooper-Bristol)

RESULTADO FINAL:

Vencedor: Alberto Ascari (ITA / Ferrari)
2º: Luigi Villoresi (ITA / Ferrari)
3º: José Froilán González (ARG / Maserati)
4º: Mike Hawthorn (ING / Ferrari)
5º: Óscar Alfredo Gálvez (ARG / Maserati)
6º: Jean Behra (FRA / Gordini)
7º: Harry Schell (USA / Gordini)
8º: John Barber (ING / Cooper-Bristol)
9º: Alan Brown (ING / Cooper-Bristol)

NÃO COMPLETARAM A PROVA:

Robert Manzon (FRA / Gordini) - Problemas na direção (67 voltas)
Juan Manuel Fangio (ARG / Maserati) - Problemas na transmissão (36 voltas)
Felice Bonetto (ITA / Maserati) - Problemas na transmissão (32 voltas)
Giuseppe Farina (ITA / Ferrari) - Bateu (31 voltas)
Carlos Menditeguy (ARG / Gordini) - Problemas na caixa de câmbio (24 voltas)
Pablo Birger (ARG /Simca-Gordini) - Problemas no diferencial (21 voltas)
Adolfo Schewelm Cruz (ARG / Cooper-Bristol) - Problemas na direção (20 voltas)

Melhor volta: Alberto Ascari (ITA / Ferrari) 1min.48seg.400



30 de Maio - Indianapolis 500 (500 Milhas de Indianápolis)
Indianapolis International Speedway - 200 voltas.

GRID DE LARGADA:

Pole Position: Bill Vukovich (USA / Kurtis Kraft-Offenhauser)
2º: Fred Agabashian (USA / Kurtis Kraft-Offenhauser)
3º: Jack McGrath (USA / Kurtis Kraft-Offenhauser)
4º: Manny Ayulo (USA / Kuzma-Offenhauser)
5º: Andy Linden (USA / Stevens-Offenhauser)
6º: Tony Bettenhausen (USA / Kuzma-Offenhauser)
7º: Jerry Hoyt (USA / Kurtis Kraft-Offenhauser)
8º: Johnnie Parsons (USA / Kurtis Kraft-Offenhauser)
9º: Sam Hanks (USA / Kurtis Kraft-Offenhauser)
10º: Rodger Ward (USA / Kurtis Kraft-Offenhauser)
11º: Bob Scott (USA / Bromme-Offenhauser)
12º: Art Cross (USA / Kurtis Kraft-Offenhauser)
13º: Gene Hartley (USA / Kurtis Kraft-Offenhauser)
14º: Walt Faulkner (USA / Kurtis Kraft-Offenhauser)
15º: Don Freeland (USA / Watson-Offenhauser)
16º: Chuck Stevenson (USA / Kuzma-Offenhauser)
17º: Paul Russo (USA / Kurtis Kraft-Offenhauser)
18º: Spider Webb (USA / Kurtis Kraft-Offenhauser)
19º: Carl Scarborough (USA / Kurtis Kraft-Offenhauser)
20º: Ernie McCoy (USA / Stevens-Offenhauser)
21º: Jimmy Daywalt (USA / Kurtis Kraft-Offenhauser)
22º: Marshall Teague (USA / Kurtis Kraft-Offenhauser)
23º: Mike Nazaruk (USA / Turner-Offenhauser)
24º: Pat Flaherty (USA / Kuzma-Offenhauser)
25º: Jim Rathmann (USA / Kurtis Kraft-Offenhauser)
26º: Duke Nalon (USA / Kurtis Kraft-Novi)
27º: Duane Carter (USA / Lesovsky-Offenhauser)
28º: Bill Holland (USA / Kurtis Kraft-Offenhauser)
29º: Bob Sweikert (USA / Kuzma-Offenhauser)
30º: Cal Niday (USA / Kurtis Kraft-Offenhauser)
31º: Jimmy Bryan (USA / Schroeder-Offenhauser)
32º: Jimmy Davies (USA / Kurtis Kraft-Offenhauser)
33º: Jimmy Thomson (USA / Del Roy-Offenhauser)

RESULTADO FINAL:

Vencedor: Bill Vukovich (USA / Kurtis Kraft-Offenhauser)
2º: Art Cross (USA / Kurtis Kraft-Offenhauser)
3º: Sam Hanks e Duane Carter (USA / Kurtis Kraft-Offenhauser)
4º: Fred Agabashian e Paul Russo (USA / Kurtis Kraft-Offenhauser)
5º: Jack McGrath (USA / Kurtis Kraft-Offenhauser)
6º: Jimmy Daywalt (USA / Kurtis Kraft-Offenhauser)
7º: Jim Rathmann (USA / Kurtis Kraft-Offenhauser)
8º: Ernie McCoy (USA / Stevens-Offenhauser)
9º: Tony Bettenhausen (USA / Kuzma-Offenhauser)
10º: Jimmy Davies (USA / Kurtis Kraft-Offenhauser)
11º: Duke Nalon (USA / Kurtis Kraft-Novi)
12º: Carl Scarborough (USA / Kurtis Kraft-Offenhauser)
13º: Manny Ayulo (USA / Kuzma-Offenhauser)
14º: Jimmy Bryan (USA / Schroeder-Offenhauser)
15º: Bill Holland (USA / Kurtis Kraft-Offenhauser)
16º: Rodger Ward (USA / Kurtis Kraft-Offenhauser)
17º: Walt Faulkner (USA / Kurtis Kraft-Offenhauser)

NÃO COMPLETARAM A PROVA:

Marshall Teague (USA / Kurtis Kraft-Offenhauser) - Vazamento de Óleo (169 voltas)
Spider Webb (USA / Kurtis Kraft-Offenhauser) - Vazamento de Óleo (166 voltas)
Bob Sweikert (USA / Kuzma-Offenhauser) - Problemas na suspensão (151 voltas)
Mike Nazaruk (USA / Turner-Offenhauser) - Problemas na transmissão (146 voltas)
Pat Flaherty (USA / Kuzma-Offenhauser) - Bateu (115 voltas)
Jerry Hoyt (USA / Kurtis Kraft-Offenhauser) - Superaquecimento (107 voltas)
Johnnie Parsons (USA / Kurtis Kraft-Offenhauser) - Problemas no motor (86 voltas)
Don Freeland (USA / Watson-Offenhauser) - Bateu (76 voltas)
Gene Hartley (USA / Kurtis Kraft-Offenhauser) - Bateu (53 voltas)
Chuck Stevenson (USA / Kuzma-Offenhauser) - Vazamento de combustível (42 voltas)
Cal Niday (USA / Kurtis Kraft-Offenhauser) - Problemas no magneto (30 voltas)
Bob Scott (USA / Bromme-Offenhauser) - Vazamento de Óleo (14 voltas)
Jimmy Thomson (USA / Del Roy-Offenhauser) - Problemas na ignição (6 voltas)
Andy Linden (USA / Stevens-Offenhauser) - Bateu (3 voltas)

Melhor volta: Bill Vukovich 1min.6seg.240.



7 de Junho - Grand Prix Van Nederland (Grande Prêmio da Holanda)
Circuit Zandvoort - 90 voltas

GRID DE LARGADA:

Pole Position: Alberto Ascari (ITA / Ferrari)
2º: Juan Manuel Fangio (ARG / Maserati)
3º: Giuseppe Farina (ITA / Ferrari)
4º: Luigi Villoresi (ITA / Ferrari)
5º: Mike Hawthorn (ING / Ferrari)
6º: Emmanuel de Graffenried (SWI / Maserati)
7º: Louis Rosier (FRA / Ferrari)
8º: Stirling Moss (ING / Connaught-Francis)
9º: Harry Schell (USA / Gordini)
10º: Roy Salvadori (ING / Connaught-Francis)
11º: Maurice Trintignant (FRA / Gordini)
12º: José Froilán González (ARG) e Felice Bonetto (ITA / Maserati)
13º: Kenneth McAlpine (ING / Connaught-Francis)
14º: Lance Macklin (ING / HWM-Alta)
15º: Peter Collins (ING / HWM-Alta)
16º: Johnny Claes (BEL / Connaught-Francis)
17º: Ken Wharton (ING / Cooper-Bristol)
18º: Roberto Mières (ARG / Gordini)

RESULTADO FINAL:

Vencedor: Alberto Ascari (ITA / Ferrari)
2º: Giuseppe Farina (ITA / Ferrari)
3º: José Froilán González (ARG) e Felice Bonetto (ITA / Maserati)
4º: Mike Hawthorn (ING / Ferrari)
5º: Emmanuel de Graffenried (SWI / Maserati)
6º: Maurice Trintignant (FRA / Gordini)
7º: Louis Rosier (FRA / Ferrari)
8º: Peter Collins (ING / HWM-Alta)
9º: Stirling Moss (ING / Connaught-Francis)

NÃO COMPLETARAM A PROVA:

Luigi Villoresi (ITA / Ferrari) - Problemas no regulador (67 voltas)
Kenneth McAlpine (ING / Connaught-Francis) - Problemas no motor (63 voltas)
Harry Schell (USA / Gordini) - Problemas na transmissão (59 voltas)
Johnny Claes (BEL / Connaught-Francis) - Bandeira preta (52 voltas)
Juan Manuel Fangio (ARG / Maserati) - Problemas no eixo (36 voltas)
Roberto Mières (ARG / Gordini) - Problemas na transmissão (28 voltas)
Ken Wharton (ING / Cooper-Bristol) - Passou mal durante a prova (19 voltas)
Roy Salvadori (ING / Connaught-Francis) - Problemas no motor (14 voltas)
Lance Macklin (ING / HWM-Alta) - Problemas no regulador (7 voltas)

Melhor volta: Luigi Villoresi (ITA / Ferrari) 1min.52seg.800



21 de Junho - Grand Prix de Belgique (Grande Prêmio da Bélgica)
Spafrancorchamps - 36 voltas.

GRID DE LARGADA:

Pole Position: Juan Manuel Fangio (ARG / Maserati)
2º: Alberto Ascari (ITA / Ferrari)
3º: José Froilán González (ARG / Maserati)
4º: Giuseppe Farina (ITA / Ferrari)
5º: Luigi Villoresi (ITA / Ferrari)
6º: Mike Hawthorn (ING / Ferrari)
7º: Maurice Trintignant (FRA / Gordini)
8º: Emmanuel de Graffenried (SWI / Maserati)
9º: Johnny Claes (BEL / Maserati)
10º: Paul Frère (BEL / HWM-Alta)
11º: Harry Schell (USA / Gordini)
12º: Louis Rosier (FRA / Ferrari)
13º: Jean Behra (FRA / Gordini)
14º: Fred Wacker (USA / Gordini)
15º: Peter Collins (ING / HWM-Alta)
16º: Lance Macklin (ING / HWM-Alta)
17º: Onofre Marimón (ARG / Maserati)
18º: André Pilette (BEL / Connaught-Francis)
19º: Arthur Legat (BEL / Veritas)
20º: Georges Berger (BEL / Simca-Gordini)

RESULTADO FINAL:

Vencedor: Alberto Ascari (ITA / Ferrari)
2º: Luigi Villoresi (ITA / Ferrari)
3º: Onofre Marimón (ARG / Maserati)
4º: Emmanuel de Graffenried (SWI / Maserati)
5º: Maurice Trintignant (FRA / Gordini)
6º: Mike Hawthorn (ING / Ferrari)
7º: Harry Schell (USA / Gordini)
8º: Louis Rosier (FRA / Ferrari)
9º: Fred Wacker (USA / Gordini)
10º: Paul Frère (BEL / HWM-Alta)
11º: André Pilette (BEL / Connaught-Francis)

NÃO COMPLETARAM A PROVA:

Johnny Claes (BEL / Maserati) - Bateu (35 voltas)
Lance Macklin (ING / HWM-Alta) - Problemas no motor (19 voltas)
Giuseppe Farina (ITA / Ferrari) - Problemas no motor (16 voltas)
Juan Manuel Fangio (ARG / Maserati) - Problemas no motor (13 voltas)
José Froilán González (ARG / Maserati) - Problemas no regulador (11 voltas)
Jean Behra (FRA / Gordini) - Problemas de motor (9 voltas)
Peter Collins (ING / HWM-Alta) - Problemas na embreagem (4 voltas)
Georges Berger (BEL / Simca-Gordini) - Problemas no motor (3 voltas)
Arthur Legat (BEL / Veritas) - Problemas na transmissão (Largada)

Melhor volta: José Froilán González (ARG / Maserati) 4min.34seg.



5 de Julho - Grand Prix de France (Grande Prêmio da França)
Circuit de Reims-Gueux - 60 voltas.

GRID DE LARGADA:

Pole Position: Alberto Ascari (ING / Ferrari)
2º: Felice Bonetto (ITA / Maserati)
3º: Luigi Villoresi (ITA / Ferrari)
4º: Juan Manuel Fangio (ARG / Maserati)
5º: José Froilán González (ARG / Maserati)
6º: Giuseppe Farina (ITA / Ferrari)
7º: Mike Hawthorn (ING / Ferrari)
8º: Onofre Marimón (ARG / Maserati)
9º: Emmanuel de Graffenried (SWI / Maserati)
10º: Louis Rosier (FRA / Ferrari)
11º: Príncipe Bira (THA / Connaught-Francis)
12º: Bob Gerard (ING / Cooper-Bristol)
13º: Stirling Moss (ING / Cooper-Alta)
14º: Ken Wharton (ING / Cooper-Bristol)
15º: Elie Bayol (FRA / Osca)
16º: Lance Macklin (ING / HWM-Alta)
17º: Peter Collins (ING / HWM-Alta)
18º: Yves Giraud-Cabantous (FRA / HWM-Alta)
19º: Roy Salvadori (ING / Connaught-Francis)
20º: Harry Schell (USA / Gordini)
21º: Johnny Claes (BEL / Connaught-Francis)
22º: Jean Behra (FRA / Gordini)
23º: Maurice Trintignant (FRA / Gordini)
24º: Roberto Mières (ARG / Gordini)
25º: Louis Chiron (MON / Osca)

RESULTADO FINAL:

Vencedor: Mike Hawthorn (ING / Ferrari)
2º: Juan Manuel Fangio (ARG / Maserati)
3º: José Froilán González (ARG / Maserati)
4º: Alberto Ascari (ING / Ferrari)
5º: Giuseppe Farina (ITA / Ferrari)
6º: Luigi Villoresi (ITA / Ferrari)
7º: Emmanuel de Graffenried (SWI / Maserati)
8º: Louis Rosier (FRA / Ferrari)
9º: Onofre Marimón (ARG / Maserati)
10º: Jean Behra (FRA / Gordini)
11º: Bob Gerard (ING / Cooper-Bristol)
12º: Johnny Claes (BEL / Connaught-Francis)
13º: Peter Collins (ING / HWM-Alta)
14º: Yves Giraud-Cabantous (FRA / HWM-Alta)
15º: Louis Chiron (MON / Osca)

NÃO COMPLETARAM A PROVA:

Felice Bonetto (ITA / Maserati) - Problemas no motor (42 voltas)
Stirling Moss (ING / Cooper-Alta) - Problemas na embreagem (38 voltas)
Príncipe Bira (THA / Connaught-Francis) - Problemas no diferencial (29 voltas)
Elie Bayol (FRA / Osca) - Problemas no motor (18 voltas)
Ken Wharton (ING / Cooper-Bristol) - Quebrou a barra de direção (17 voltas)
Maurice Trintignant (FRA / Gordini) - Problemas na transmissão (14 voltas)
Lance Macklin (ING / HWM-Alta) - Problemas na embreagem (9 voltas)
Harry Schell (USA / Gordini) - Problemas no motor (4 voltas)
Roberto Mières (ARG / Gordini) - Problemas no eixo (4 voltas)
Roy Salvadori (ING / Connaught-Francis) - Problemas na ignição (2 voltas)

Melhor volta: Juan Manuel Fangio (ARG / Maserati) 2min.41seg.100



13 de Setembro - Gran Premio d'Italia (Grande Prêmio da Itália)
Autodromo Nazionale di Monza - 80 voltas.

GRID DE LARGADA:

Pole Position: Alberto Ascari (ING / Ferrari)
2º: Juan Manuel Fangio (ITA / Maserati)
3º: Giuseppe Farina (ITA / Ferrari)
4º: Onofre Marimón (ARG / Maserati)
5º: Luigi Villoresi (ITA / Ferrari)
6º: Mike Hawthorn (ING / Ferrari)
7º: Felice Bonetto (ITA / Maserati)
8º: Maurice Trintignant (FRA / Gordini)
9º: Emmanuel de Graffenried (SWI / Maserati)
10º: Stirling Moss (ING / Cooper-Alta)
11º: Umberto Maglioli (ITA / Ferrari)
12º: Sergio Mantovani (ITA / Maserati)
13º: Elie Bayol (FRA / Osca)
14º: Roy Salvadori (ING / Connaught-Francis)
15º: Harry Schell (USA / Gordini)
16º: Roberto Mières (ARG / Gordini)
17º: Louis Rosier (FRA / Ferrari)
18º: Kenneth McAlpine (ING / Connaught-Francis)
19º: Ken Wharton (ING / Cooper-Bristol)
20º: Piero Carini (ITA / Ferrari)
21º: Chico Landi (BRA / Maserati)
22º: Jack Fairman (ING / Connaught-Francis)
23º: Príncipe Bira (THA / Maserati)
24º: Alan Brown (ING / Cooper-Bristol)
25º: Louis Chiron (MON / Osca)
26º: John Fitch (USA / HWM-Alta)
27º: Lance Macklin (ING / HWM-Alta)
28º: Yves Giraud-Cabantous (FRA / HWM-Alta)
29º: Hans Von Stuck (GER / AFM-Bristol)
30º: Johnny Claes (BEL / Connaught-Francis)

RESULTADO FINAL:

Vencedor: Juan Manuel Fangio (ITA / Maserati)
2º: Giuseppe Farina (ITA / Ferrari)
3º: Luigi Villoresi (ITA / Ferrari)
4º: Mike Hawthorn (ING / Ferrari)
5º: Maurice Trintignant (FRA / Gordini)
6º: Roberto Mières (ARG / Gordini)
7º: Sergio Mantovani (ITA / Maserati)
8º: Umberto Maglioli (ITA / Ferrari)
9º: Harry Schell (USA / Gordini)
10º: Louis Chiron (MON / Osca)
11º: Príncipe Bira (THA / Maserati)
12º: Alan Brown (ING / Cooper-Bristol)
13º: Stirling Moss (ING / Cooper-Alta)
14º: Hans Von Stuck (GER / AFM-Bristol)
15º: Yves Giraud-Cabantous (FRA / HWM-Alta)
16º: Louis Rosier (FRA / Ferrari)

NÃO COMPLETARAM A PROVA:

Alberto Ascari (ING / Ferrari) - Bateu (79 voltas)
Felice Bonetto (ITA / Maserati) - Pane Seca (71 voltas)
Onofre Marimón (ARG / Maserati) - Bateu (75 voltas)
Emmanuel de Graffenried (SWI / Maserati) - Problemas no motor (70 voltas)
Jack Fairman (ING / Connaught-Francis) - Bandeira Preta (61 voltas)
Ken Wharton (ING / Cooper-Bristol) - Bandeira Preta (57 voltas)
Kenneth McAlpine (ING / Connaught-Francis) - Bandeira Preta (56 voltas)
Piero Carini (ITA / Ferrari) - Problemas no motor (40 voltas)
Roy Salvadori (ING / Connaught-Francis) - Problemas de regulagem (33 voltas)
Chico Landi (BRA / Maserati) - Problemas no motor (18 voltas)
Elie Bayol (FRA / Osca) - Problemas no motor (17 voltas)
John Fitch (USA / HWM-Alta) - Problemas no motor (14 voltas)
Johnny Claes (BEL / Connaught-Francis) - Problemas no sistema de combustível (7 voltas)
Lance Macklin (ING / HWM-Alta) - Problemas no motor (6 voltas)

Melhor volta: Juan Manuel Fangio (ARG / Maserati) 2min.4seg.500.

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO MUNDIAL DE PILOTOS:

Campeão: Alberto Ascari (ITA / Ferrari) - 34,5 pontos.
Vice-Campeão: Juan Manuel Fangio (ITA / Maserati) - 28 pontos.
3º: Giuseppe Farina (ITA / Ferrari) - 36 pontos.
4º: Mike Hawthorn (ING / Ferrari) - 19 pontos.
5º: Luigi Villoresi (ITA / Ferrari) - 17 pontos.
6º: José Froilán González (ARG / Maserati) - 13,5 pontos.
7º: Bill Vukovich (USA / Kurtis Kraft-Offenhauser) - 9 pontos.
8º: Emmanuel de Graffenried (SWI / Maserati) - 7 pontos.
9º: Felice Bonetto (ITA / Maserati) - 6,5 pontos.
10º: Art Cross (USA / Kurtis Kraft-Offenhauser) - 6 pontos.
11º: Onofre Marimón (ARG / Maserati)
Maurice Trintignant (FRA / Gordini) - 4 pontos.
13º: Óscar Alfredo Galvez (ARG / Maserati)
Jack McGrath (USA / Kurtis Kraft-Offenhauser)
Hermann Lang (GER / Maserati)
Sam Hanks (USA / Kurtis Kraft-Offenhauser)
Duane Carter (USA / Lesovsky-Offenhauser) - 2 pontos.
18º: Fred Agabashian (USA / Kurtis Kraft-Offenhauser)
Paul Russo (USA / Kurtis Kraft-Offenhauser) - 1,5 pontos.

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO MUNDIAL POR PAÍS:

Campeã: Itália - 84 pontos.
Vice-Campeã: Argentina - 47,5 pontos.
3º: Estados Unidos - 24 pontos.
4º: Inglaterra - 19 pontos.
5º: Suíça - 7 pontos.
6º: França - 4 pontos.
7º: Alemanha Ocidental - 2 pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário