quinta-feira, 26 de março de 2009

FIA - Fédération Internationale de l'Automobile


A Fédération Internationale de l'Automobile (Federação Internacional do Automóvel), normalmente conhecido como FIA é uma associação não lucrativa originalmente criada em 1904. e representa interesses sobre automobilismo e usos de automóveis. Seu atual presidente é Max Mosley.
Em 1950, organiza o primeiro campeonato mundial de Automobilismo, atual Fórmula 1.
A FIA está sediada na Place da la Concorde em Paris, França. Consiste em 213 Organizações-Membros em 125 países pelo mundo todo. Seu atual Presidente, Max Mosley, é filho do líder fascista inglês Oswald Mosley e de Diana Mitford.
História
Fundada em 1904,como Association Internationale des Automobile Clubs Reconnus, ou Associação Internacional dos Automóveis-Clubes Reconhecidos (AIACR).
Em 1922, a FIA delegou a organização de corridas de automóveis à Commission Sportive Internationale (CSI), um comitê autônomo que anos mais tarde se tornaria a Fédération Internationale du Sport Automobile ou Federação Internacional de Esportes Automobilísticos (FISA). Uma reestruturação da FIA em 1993, levou ao desaparecimento da FISA, pondo as corridas de automóveis diretamente sob sua supervisão.
Estrutura Organizacional
A Assembléia Geral da FIA é o órgão supremo de governo das federações, ao qual respondem os muitos presidentes das federações-membros da FIA.
O chefe da FIA e de sua Assembléia Geral é o presidente. O presidente é eleito por um período de 4 anos pela Assembléia Geral da FIA e desde Outubro de 2005 não é permitido que ele cumpra mais de dois mandatos. O atual presidente que se elegeu em 1991 e começou seu quarto mandato em 2005 é Max Mosley.
Os 10 membros do senado da FIA são o Presidente do Senado; o presidente atual da FIA e seu antecessor, O Deputado-Presidente para Grupos Automobilísticos; O Deputado-Presidente para Grupos Esportivos e cinco delegados eleitos pela Assembléia Geral da FIA.
O Tribunal Internacional de Apelação da FIA é a estância final de apelação para as federações de esportes automobilísticos, que resolves pendências trazidas pelas autoridades nacionais de esportes automobilísticos ou pelo presidente da FIA, podendo também intervir em disputas não-esportivas trazidas pelas organizações nacionais de esportes automobilísticos filiadas à FIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário